CURSO COZINHA BRASIL - DICAS - Isabelle Santana

13:28:00

Oi gente linda, tudo bom?

Eu participei de um curso aqui na minha cidade, e achei tão legal que decidi compartilhar com vocês, as dicas que aprendi por lá, como foram muitas, decidi dividir em dois posts, esse vai ser o primeiro!

O curso foi criado pelo SESI , e visa à promoção de uma alimentação saudável por meio da Educação Alimentar e Nutricional, e o melhor! Gratuito!

A Uaitec foi responsável por organizar esse evento, o Curso Cozinha Brasil!


Quem deu a palestra e nos ensinou todas as dicas foi a nutricionista Márcia Juliana. 
Ela é uma fofa e uma profissional incrível, divertida , amei. 
Contato e-mail : marcia.fonseca@fiemg.com.br

O curso durou três dias ; um dia de teoria e dois dias de prática, em que aprendemos muito!
Vou passar algumas dicas que aprendi por lá, mas como foram muitas ,vou dividir em dois posts!


Gema de ovo, mole?
Comer gema cru, ou mesmo a clara crua, sem cozinhar direito, nós corremos o risco de pegar uma bactéria que fica no intestino da galinha Salmonella da galinha.
Essa bactéria, não faz mal à galinha , mas faz mal aos humanos.
São em todos os ovos que se encontram essa bactéria ? Não! Mas, você sabe em qual tem e em qual não tem? Melhor não arriscar.
Portanto cuidado com preparações que levam ovo cru , e em maioneses que são preparadas com ovo cru . E esqueça aquela mania de provar a massa da bolo/pão/biscoito crua!

Maionese caseira de restaurante ? Cuidado! Como eu disse acima, se a maionese for preparada com ovo cru , ela pode estar contaminada com bactéria, e se a maionese não for refrigerada de forma correta, ela pode perder.

Apenas no ovo da galinha? Não. Em carnes também!
Essa bactéria, é perigosa em idosos e crianças que estão com sistema imunológico mais baixo.
Ela traz uma forte diarreia, dores, mau estar.

Como ver se o ovo está bom ? O ovo novo é o ovo que tem a casca áspera e fosca, todo mundo pensa que é contrário e pensa que é o ovo mais novo é o mais lisinho, ne ? NÃO É!

Ovo misturado na clara? Ou com pintinhas? Está perdido.

O alimento perdido mais perigoso é o alimento que não traz odor, nem cheiro, porque você não percebe que ele está contaminado e o usa, logo, passa mal. 

Não é legal lavar o ovo e guardar, porque você tira a camada protetora natural do ovo e o deixa mais vulnerável a contaminação, e bactéria não sai com água, e sim com temperatura alta! Mas, podemos lavar o ovo , sim, na hora que for usá-lo, levar com água corrente só para tirar a sujeira.
É legal guardar o ovo em um pote tampado, na prateleira embaixo do congelador , pois lá é o lugar mais frio da geladeira e não sofre tanta variação de temperatura como a porta da geladeira. Prefira recipientes transparentes para facilitar quando for procurar e para evitar substâncias tóxicas presentes na tinta das vasilhas coloridas.


Pode lavar a carne de boi? Não. Por que ? Pois quando você lava a carne você retira todos os nutrientes presentes nela. Por isso é tão importante que a carne seja moída na hora e na sua frente. Nada de consumir as carnes que já estão moídas e separadas em algum recipiente ou em bandejas.

Como saber se a carne está nova? A gordura da carne precisa estar branca e cremosa! E é claro, que depois você vai tirá-la ou pedir para o açougueiro tirar.

Cozinhar os legumes, cozinhar "Al dente" é legal, porque quanto mais o alimento cozinhar , mais nutrientes se perdem.
Com o leite é a mesma coisa. Quando você quiser um leite quente, aqueça apenas a quantidade que você for tomar. Não é legal o leite passar por muitos processos, porque quanto mais processos o alimento passa , mais nutrientes se perdem como eu disse acima.


O famoso leite com café e o leite com achocolatado , o café e o achocolatado contém substâncias que anulam as propriedades do leite ( como o cálcio ). Por isso, para aproveitar os benefícios , prefira tomar leite puro, ou em vitaminas , etc.

Por que a banha de porco não é legal? Porque ele é rica em gorduras que não nos fazem bem.
Entenda : a banha de porco é sólida. Ela só vira óleo quando esquentamos em alto temperatura, mas quando a enjerimos , o nosso corpo não tem essa alta temperatura, logo, a banha fica sólida, e entope as nossas veias.
Pode comer só um pouquinho? Vai entupir só um pouquinho! HAHAHAHHA, ri muito quando a moça falou isso!

Os óleos de canola , são extraídos de uma planta geneticamente modificada para ter alguns nutrientes e aguentam bem a temperatura, mas todos os benefícios se perdem ao expô-lo em alta temperatura, o mesmo acontece com o azeite.

O ideal é usar um litro de óleo por mês em uma família de 4,5 pessoas, ou seja, muito pouco!


Beber água durante as refeiçoes, pode? Não . Porque para digerir a comida, nosso organismo libera suco gástrico e esse suco fica mais "fraco" quando bebemos líquido durante a refeição, ou seja, a comida demora a ser digerida, você vai ficar estufada e o seu organismo vai estocar a gordura que não foi utilizada porque que demorou tanto para ser digerira.

Legal, ne? Aprendi muitas dicas por lá e muita informação que passei aqui eu não sabia,e outras, eu já conhecia mas achei que seria interessante , porque todo aprendizado é válido.

Espero muito que vocês tenham gostado, e me contem o que acharam nos comentários aí embaixo. Quero saber a opnião de vocês, viu?

Beijão,
Isa

You Might Also Like

0 pessoas lindas opinaram neste post

Like us on Facebook

Youtube

Instagram